De acordo com um estudo recentemente publicado, para os idosos, ter um cão aumenta a probabilidade de obtenção dos níveis de atividade física recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sabe-se que a atividade física reduz o risco de doenças cardíacas, vários tipos de cancro e depressão.  A pesquisa acrescenta evidências que demonstram que ter um cão pode ajudar a manter a saúde durante o envelhecimento.

“Todos sabemos que ao envelhecermos, tendemos a diminuir o ritmo”, disse o professor Daniel Mills, líder do projeto. “Permanecendo ativos, nós podemos melhorar a nossa saúde e outros aspectos da qualidade de vida. Os fatores que levam a níveis mais altos de atividade física em adultos não estão bem definidos. Estávamos interessados em avaliar se possuir um cão tem o potencial de melhorar a saúde de idosos através do aumento de atividade física.”

No estudo constatou-se que os donos de cães caminhavam 20 minutos a mais por dia numa caminhada a passo moderado, disse Dr. Philippa Dall, pesquisadora-chefe. “Para manter uma boa saúde, a OMS recomenda no mínimo 150 minutos de atividade física de moderada a vigorosa por semana. Numa semana, os 20 minutos adicionais de caminhada diária podem, por si só, ser suficientes para satisfazer essa orientação.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao utilizador. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como, reconhecê-lo quando volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que acha mais interessantes e úteis.