Cuidados Clínicos

Cardiologia


Eletrocardiograma simples


O ECG permite tirar algumas conclusões acerca do estado do coração, tais como: a orientação anatómica, o tamanho relativo das câmaras cardíacas e a espessura das paredes, alterações do ritmo (arritmias), alterações da condução, extensão, localização e progressão de lesões isquémicas (irrigação insuficiente) do miocárdio, efeitos de determinados fármacos.


Eletrocardiograma com prova de esforço


O ECG com prova de esforço, corresponde à realização de esforço sob vigilância médica, com monitorização do eletrocardiograma (ECG) e da tensão arterial continuamente, podendo ser revelados problemas que não são evidenciados em repouso.


HOLTER (Monitorização Eletrocardiográfica Ambulatória Contínua)


O HOLTER consiste no registo contínuo do eletrocardiograma, por um determinado período de tempo (24, 48 horas…), durante as atividades habituais desempenhadas pelo indivíduo.



MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial)


A MAPA serve para a avaliação da pressão arterial durante um determinado período de tempo (24, 48 horas…), medindo a intervalos curtos: 15-20 min. durante o dia e 30-60 min. durante a noite.



Ecocardiograma


A ecocardiografia (ecocardiograma) é uma área subespecializada da ultrassonografia.



VitalJacket


Vestir uma simples camisola já pode significar um eletrocardiograma contínuo de longa duração (Holter), através de uma tecnologia portuguesa que junta componentes eletrónicos e tecido, o VitalJacket®. O VitalJacket® é uma camisola que funciona exatamente como um Holter, tendo no caso cinco derivações e que pode monitorizar o ritmo cardíaco ao longo de vários dias (1, 2… até 5 dias).